Conjunto de componentes individuais da parte física dos hardwares e da parte lógica dos softwares que compõem os recursos computacionais de ambos para realizar as funções de entradas, processamentos e saídas de dados. Na computação pessoal de indivíduos, computação local nas estruturas das empresas e na computação em nuvem sob demanda, por meio da infraestrutura do Data Center.
— Instalação e upgrade de novos componentes físicos dos hardwares, para notebook, microcomputadores, desktops e servidores.
— Manutenção preventivas
— Manutenção corretiva
— Assistência técnica especializados para diagnosticar e reparar os componentes físicos dos hardwares que se encontra com problema.
— Implementação, instalação, atualização e configuração de sistemas operacionais, drivers, programas, antivírus, entre outros softwares como monitoramento da infraestrutura de redes (ROTEADORES, SWITCHES, FIREWALLS) para identificar e resolver os problemas de conectividade, controle de acesso de identidade e segurança cibernética (ANTIVÍRUS, FIREWALLS, VPNs) contra ameaças e invasões no tráfego de rede interno/externo, para proteger o armazenamento e banco de dados estruturado com recursos de cópia de segurança, backup e recuperação de dados em caso de danos e desastre crítico na estrutura da empresa e toda infraestrutura implementada. Diferente da computação em nuvem sob demanda do Data Center que assume toda infraestrutura.
São todas pessoas que interagem, de alguma forma, com a tecnologia entre si. Desde gerentes de projeto, engenheiros, desenvolvedores e administradores de sistemas, formado na tecnologia da informação, que cria, operam o desenvolvimento e gerenciam a parte lógica dos softwares desenvolvidos, quanto quem usa os softwares projetados. Como o sistema operacional (SO), projetado com proposito de executar e gerenciar as tarefas dos recursos e serviços computacionais envolvidos nas máquinas físicas ou nas máquinas virtuais (VMs). Para todos os nichos de mercado global usufruir de todos os recursos do sistema operacional projetados na computação pessoal, computação local e da computação em nuvem sob demanda do Data Centers.
Principais funções dos elementos computacionais:
Hardwares, parte física, que corresponde os conjuntos de componentes individuais interno/externo para fornecer os recursos fundamentais a placa mãe e CPU, com objetivo de processar as informações por meio das instruções determinada pela parte lógica dos softwares projetado.
Softwares, parte lógica, que determina por meio de sequências baseado nas instruções projetadas como a parte física dos hardwares da placa mãe, CPU e seus conjuntos de recursos implementado devem ser utilizado para coordenar, automatizar, executa e interagir com os usuários e seus dados.
Recursos dos elementos computacionais:
Parte física dos hardwares (PARTE FÍSICA): circuito impresso da placa mãe (PCB), bateria CMOS, processador (CPU), pasta térmica, dissipador de calor, cooler, memória RAM volátil, armazenamento local não volátil (DISCO RÍGIDO/ DISPOSITIVO ELETRÔNICO SSD), placa de rede que atenda a tecnologia de protocolo de internet (ETHERNET), placa de vídeo (GPU), cabo SATA, cabo do circuito eletrônico, fonte de alimentação, cabo de alimentação e periféricos externos.
Parte lógica dos softwares (PARTE LÓGICA): Aplicativos, ferramentas, programas, drivers, redes, sistemas operacionais, serviços de segurança, entre outros como, serviços de computação em nuvem sob demanda por meio da plataforma do Data Center com acesso somente pela conexão via internet.
Mesmo distinto as interações de ambos é fundamental para que, executem os seus recursos computacionais precisos com objetivos de entregar aos usuário o que deseja executar de forma estável e segura durante o seu uso.